
Hoje, eu vi no Jornal da Globo uma declaração do Presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Ele dizia que 50 milhões de pessoas seriam demitidas em todo o mundo, neste ano. Disse também que isso não seria tão acentuado em seu país, pois lá o regime é socialista. A partir daí, eu pergunto: E se vivêssemos no socialismo? E se a União Soviética tivesse triunfado na Guerra Fira? Nós teríamos crises econômicas com essas proporções? Teríamos crises econômicas?
Essa crise econômica foi causa pelos norte-americanos que gastaram mais do que arrecadaram. Essa crise foi gerada pela ambição de banqueiros e políticos dos Estados Unidos que se esqueceram de regular e perderam as rédeas do dinheiro.
Obviamente havia corrupção no governo soviético, mas será que, num mundo socialista, haveria dinheiro suficiente para se gastar sem ver?
Crises são apenas períodos em que não se confia nem na própria sombra, entre os investidores. E quem lucra com isso são os contadores, economistas, analistas financeiros e etc. que são contratados para cuidar dos cofres públicos e privados.
Você aí, que está fazendo faculdade. Não é economia, contabilidade ou gestão financeira? Ainda dá tempo de mudar de curso!