sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

E se fosse a URSS?


Hoje, eu vi no Jornal da Globo uma declaração do Presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Ele dizia que 50 milhões de pessoas seriam demitidas em todo o mundo, neste ano. Disse também que isso não seria tão acentuado em seu país, pois lá o regime é socialista. A partir daí, eu pergunto: E se vivêssemos no socialismo? E se a União Soviética tivesse triunfado na Guerra Fira? Nós teríamos crises econômicas com essas proporções? Teríamos crises econômicas?

Essa crise econômica foi causa pelos norte-americanos que gastaram mais do que arrecadaram. Essa crise foi gerada pela ambição de banqueiros e políticos dos Estados Unidos que se esqueceram de regular e perderam as rédeas do dinheiro.

Obviamente havia corrupção no governo soviético, mas será que, num mundo socialista, haveria dinheiro suficiente para se gastar sem ver?

Crises são apenas períodos em que não se confia nem na própria sombra, entre os investidores. E quem lucra com isso são os contadores, economistas, analistas financeiros e etc. que são contratados para cuidar dos cofres públicos e privados.

Você aí, que está fazendo faculdade. Não é economia, contabilidade ou gestão financeira? Ainda dá tempo de mudar de curso!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Um breve lapso de poesia


Quando abro a porta, a vejo sentada no sofá do outro lado da sala. Encarando a janela aberta. Vendo, talvez, o céu que se abre lá fora. Estou dentro do cômodo e de repente ela me olha. Se levanta, assustada. Caminho até lá e ela não se mexe. Talvez não acredite que eu esteja ali, naquele momento. Isso por causa de acontecimentos do passado. Brigas que se sucederam e nos abalaram. -Estive te olhando, estive te querendo, estive te amando. Todo este tempo sem você me deu forças para vir aqui.

Sem ação ela me olhava incrédula, afinal, fui eu quem acabou com tudo. Tive tantas oportunidades de melhorar, tive tantas chances de reconhecer meus erros, mas não me importei com nada. Me perguntei se esses passos teriam demorado tanto pelos pensamentos que me ocorreram ou se foram pela ânsia de chegar logo ao meu destino que estava há poucos centímetros de mim.

Cheguei até ela e parei. Olhei em seus lindos olhos verdes, agora transbordando finas lágrimas. Não pensei em mais nada do passado. Tentava reunir palavras de arrpendimento, mas não formava uma frase sequer. Ora, uma palavra somente bastaria, mas essa palavra não saía. Meus lábios pareciam hipnotizados pelos dela. Abaixei minha cabeça, desviei o meu olhar do dela. Não podia estar ali. Talvez ela não me quisesse mais.

Ergui-me outra vez e ia me virar quando um ímpeto me fez agarrar a garota que estava em minha frente. Um beijo tão ardente nos envolveu que nossos corpos queimavam juntos. Seus lábios podiam ser descritos por mim, somente por aquele beijo. Podia ler o que ela estava pensando. Podia sentí-la em meus braços novamente.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Volta às aulas

É com pesar que eu informo: Hoje começam as aulas da rede particular em Bauru. Aos meus amigos e a todos os que estudam nessas escolas, eu dou minhas condolências. Espero que vocês tenham aproveitado suas férias.
Eu, que sou da rede pública, só vou à escola a partir do dia 11/02.

Apesar dos pesares, há males que vêm para o bem. Tenho certeza que muitos dos alunos das escolas particulares não aguentavam mais ficar em casa ouvindo a mãe e/ou o pai azucrinando a vida. Muitos estão anciosos para rever os amigos ou para conhecê-los. Alguns esperam desse ano muito, alguns não e outros alguns nem sabem que o ano começou.

Aqueles que se vão, boa sorte, aqueles que ficam, que aproveitem.

Independência ou Morte!

Eu sou legitimamente paulista. Amo o meu estado. Paulistano de coração. A você que lê, o que acha de fazer do estado de São Paulo, um país? É isso mesmo, independer-se do Brasil de todos os pontos de vista. Fazer com que esse estado vire uma nação e esteja entre os melhores países do mundo. Com maiores exportações, maiores produções, maiores arrecadações. Que seja um país de primeiro mundo, não o que é o Brasil hoje. Muitíssimo melhor.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Parabéns São Paulo!

Não sou oriundo da capital do estado, mas me considero paulistano de coração. Adoro a cidade. O coração econômico do Brasil. Vou pra lá sempre que posso. Conheço muita gente lá.
As baladas são perfeitas. As mulheres, então, nem se fala. As melhores casas de show. As melhores pessoas. Mas, sem dúvida, o que São Paulo tem de melhor é engarrafamento. Imagine você, pegar seu carro às 18hs, saindo do serviço e encarar a Marginal Pinheiros lotada de caminhões. Um delicado motoqueiro que passa ao seu lado e lhe faz o favor de arrancar aquela pessa inútil que é o seu retrovisor. Então, o motorista do ônibus que guia o seu veículo como se fosse um Fusca. Um caminhão que passa ao lado do seu carro, que está com o vidro aberto, jogando todo aquele Gás Carbônico pra dentro dos seus pulmões. É, realmente, é uma bênção morar em São Paulo.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Reflexão (autora: Nathálya Gimenez) - Adaptado


Às vezes, deitado no chão com os fones no ouvido... eu me pergunto como é se sentir ao encontrar a pessoa dessa vida. Aquela pessoa que rodos sonhamos, aquela que sempre vai estar lá quando você precisar. E principalmente, aquela que vai te tratar como se você fosse a única pessoa desse mundo! Então, eu vou ficar esperando por algo real. [...] Então estarei pendendo a respiração, perto do fim, até esse momento que eu encontrarei a pessoa que vou estar junto pra sempre! Porque todo mundo quer se sentir como se alguém se importasse! Porque eu quero me sentir como se alguém se importasse!

O que faz o Brasil parar?

Bom, brasileiro está para feriado assim como Lula está pra uma pinga no fim do expediente. São vários os motivos.
Listo 10 deles:
1 - Último capítulo de novela das 8. Pode-se estar em qualquer lugar do território nacional, mesmo na divisa com a Bolívia, na Floresta Amazônia, tem gente assistindo o final da novela.
2 - Jogo da Seleção. Não precisa ser em Copa do Mundo, mas quando a camisa amarela (ou azul) entra em campo, todos páram pra ver.
3 - Flamengo x Corinthians. Neste confronto, pelo menos 68 milhões de torcedores rubro ou alvi-negros vêem, além de torcedores de times rivas que assistem só pra 'cornetar' os amigos.
4 - Morte de artista famoso. Todos acompanham o funeral e o enterro no cemitério ou pela televisão.
5 - Eleição pra presidente. Apesar de a consciência política estar um pouco em baixa, todo mundo se mobiliza em favor de um candidato.
6 - Posse de presidente. Não importa se não for o candidato escolhido, o povo acompanha a posse na Explanada dos Ministérios, no Palácio do Planalto ou pela TV.
7 - Protesto. Todo brasileiro que se prese gosta de um protesto. Seja por salários maiores, seja por condições de trabalho, seja pela demissão da diretoria do time de futebol, seja pelo que for, mas tem que haver protesto, senão não é Brasil.
8 - Comício eleitoral. Páram as ruas para fazer de conta que ouvem o que o candidato diz.
9 - Trajédias. Brasileiro gosta de drama. Todos se comovem com o sofrimento de uma ou várias pessoas.
10 - Final de Copa do Mundo. Nem se a Seleção Brasileira não participa, todo mundo assiste.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dear Mr. President

O título deste post é também um título de uma música da Pink (só pra desencargo de consciência e/ou direitos autorais). A música foi feita para George Bush, mas eu indico para aqueles que gostam. Apesar disso, o dia é de Barack Obama. Eu não sou norte-americano (pois americanos, todos somos), mas me sinto feliz por ter sido Obama a assinar o termo de posse presidencial no Capitólio (congresso, pra quem ainda não sabe) dos Estados Unidos. Muito se fala em mudança - Change, We Can! -, mas essa mudança não ocorrerá de um dia pro outro, isso se essa mudança realmente acontecer. Obama parece ser um homem firme, de palavra e pronto pra segurar e apagar a bomba que caiu em suas mãos. O novo presidente norte-americano terá pela frente uma super-potência econômica em processo de falência, desemprego em alta e, de quebra, duas guerras para resolver, sem contar nos conflitos do Oriente Médio entre Israel e Palestina. É Obama, se ferrou! But I know: Yes, you can! (traduzindo "Mas eu sei: Sim, você pode!")

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Meu mundo caiu!

Bem, não foi o meu mundo que caiu, mas sim o teto da Igreja Renascer em Cristo, localizada no Centro da Capital paulista. Me desculpo pelo trocadilho infâme, mas foi impossível evitar. Esta igreja é aquela cuja qual os fundadores foram presos nos Estados Unidos, portando mais de 80 mil dólares não declarados. Não conheço o sistema de 'patentes' dessa igreja e de nenhuma igreja evangélica, mas uma se intitula Bispa e o outro, Apóstolo. Respeito a todos os que seguem esta doutrina, mas me reservo ao direito de não acreditar que uma pessoa que é contraventora seja Bispo e, muito menos, Apóstolo. Não sei ao certo há quanto tempo eles foram presos e nem sei também se continuam presos, entretanto, ontem houve uma prova de que o império construído pela 'Bispa' Sônia e seu marido, começou a ruir. Pena que os destroços desse império caiam em cima dos fiéis e que isso venha a ceifar vidas que não têm nada a ver com os crimes daqueles que seguem. Não se brinca com a fé.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Ma che cosa è questo?

Ora, ora! Quando se pensa que o Brasil vai se tornar um país civilizado e com bons princípios, vem uma onda e derruba nosso castelo de areia. A questão é a seguinte: Cesare Battistti, terrorista italiano, cometeu 4 homicídios em seu país. Obviamente, foi condenado por essas mortes. Decidiu, então, buscar refúgio, mais precisamente, asilo político, no México, na França e, agora, no Brasil. Pois bem, Battistti saíu do México porque não queria viver lá. Saíu da França fugido, temendo ter seu asilo revogado pelo presidente francês. Veio para o Brasil. Aqui, foi preso pela Polícia Federal que o mantém encarcerado no presídio da Papuda, em Brasília. Pediu asilo político ao governo brasileiro - sim, com letra minúscula, pois não merece ser destacado. O "Excelentíssimo Senhor Ministro da 'Justiça', Tarso Genro" concedeu ao terrorista o direito. No entanto, esse direito só é aplicado a pessoas que são perseguidos políticos e que cometeram delitos políticos em seu país. Na Itália, onde as mortes ocorreram, Cesare Battisti foi julgado como réu comum, condição que não daria direito ao asilo que o Ministro concedeu. Agora eu pergunto: Ma che cosa è questo? (Mas o que é isso?) Porque o governo tem que fazer burradas tão grandes? Porque se intromete em assuntos que não são de nossa conta? Porque temos que ser tão imbecís, a ponto de considerar um assassino, perseguido político? Quem há de salvar-nos?

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Maysa, o passado de Amy Winehouse

Quem assiste à minissérie da TV Globo talvez se deslumbre com o glamour, com a voz e com os olhos de Maysa - os olhos, no caso da atriz que interpreta a cantora. Mas, entretanto, no capítulo desta quarta-feira, enquanto eu via a minissérie, me ocorreu a seguinte idéia: Este é o passado de Amy Winehouse. Para quem acredita, talvez Maysa tenha se reencarnado na cantora inglesa. Brincadeiras à parte, a semelhança é incrível, inclusive nos cabelos. Porres e cigarro para as duas. As únicas coisa que às diferenciam é o estilo musical e as drogas (só a Amy usa). Além disso, escândalos invariavelmente corriqueiros são a marca das noitadas das duas. Mas há de se preservar e reverenciar o patrimônio nacional. A nossa Maysa foi melhor cantora do que é Amy Winehouse, apesar dos estilos diferentes.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A ressaca!

Passadas as festividades da comemoração do meu aniversário - a festa foi só um bolinho pros amigos e a ressaca não existe, só coloquei no título pra dar um pouco de drama - vem o dia seguinte. Dia esse que nem começou. Hoje já li e respondi os recados que chegaram no Orkut. Hoje é dia de usar os presentes que ganhei. Um deles, sem dúvida o melhor, é um livro de Dan Brown: O Código Da Vinci. Best Seller em todo o mundo e que também rendeu um filme foi me dado pela mãe da Juliana, uma das minhas melhores amigas. Marilda (para alguns, Tia Marilda). Atrelado a este fato, resolvi escrever sobre esse romance.

Sem dúvida, Dan Brown não teve tanto orgulho de uma obra sua, quanto teve de "O Código Da Vinci". O Best Seller - que rendeu um filme - trata de uma suposta relação amorosa de Jesus Cristo com Maria Madalena. Ainda supostamente, intelectuais da Idade Média seriam guardiões deste segredo. Talvez isso seja a verdade, mas talvez seja a mais pura ilusão que surgiu de coincidências ou suposições mal interpretadas pelo cérebro do célebre escritor. Você que lê o que estou escrevendo, o que você acha? Você que assitiu ao filme ou leu o livro, o que acha? É verdade ou pura fantasia?

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

January 13, 2009

Quinta-feira, dia 13, era janeiro. A cidade era Bauru. Local: Quarto 13, Maternidade Santa Isabel. O Dr. Pedro Tobias traz ao mundo mais uma criança. Esse era eu, há 15 anos. Embora agora ser 02 hs a.m. e eu ter nascido às 11h05 a.m., considero-me com 15 anos. Já não importa a hora. Quando se faz aniversário, faz-se desde a meia noite. Quando fiz 10 anos refleti: pôxa, uma década! Agora quando faço 15 não penso no que passei, mas sim no que vou atravessar. Tenho tido algumas frustrações. Aliás tive a maior frustração da minha vida no ano que passou. O leitor pode pensar que é pouco, mas eu não passei no CTI. Isso me abalou profundamente. Não é tão fútil quanto parece. Não é tão dramático quanto a morte. Mas é bem ruim. Estava confiante. Mas isso agora não importa. O que importa é que, em 2009, não terei este desgosto novamente. Mas, num aniversário não se discute tristezas, mas se espera felicidades. Se espera alegrias e alguns outros clichês. Ah, e se espera também presentes. Mas isso, pelos menos pra mim, não é importante. Quem sabe o que se pode fazer num ano cheio de perpectivas de lutas? Aos outros, não sei, mas a mim, irei até as últimas consequências pra me divertir e pra conquistar aquilo que quero, pois sem perseverança não há conquista. Sem vontade não há glória.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Ei, psiu!?

Mesmo que ninguém leia, eu vou escrever.
Não tenho histórico grande de viagens, não tenho muitas histórias - que eu me lembre - pra contar. Tenho apenas a minha opinião das coisas. Não criei este blog para simplesmente transmitir o que eu faço na minha vida pessoal.
Tenho lido alguns blogs - um, por sinal, muito bom - e tenho visto um certo sofrimento quanto a pensar e fazer/escrever coisas para agradar aos outros. Isso, concerteza é em vão. O que os outros pensam de mim, não me importa. Não escrevo pra agradar ninguém, somente a mim e é isso que importa realmente.
Ontem, encontrei um blog de uma garota de São Paulo, de 15 anos, que está deprimida porque não tem alguém que a ame. Isso é tão fútil. Ela não tem que se preocupar em amar ninguém. Se queixava também de que ninguém leria o blog dela. Eu, então, deixei um comentário, mesmo que anônimo, pra ela. Talvez eu tenha feito ela mais feliz, talvez ela tenha, pelo menos, se assustado. Não sei da reação dela e não me importo. Isso me agradou. Não fiz por ela, mas porque me agradaria.
Em 12 tópicos postados, 1 comentário. Não desanimei. Tenho certeza que alguém, um dia, irá ler o que eu publico aqui.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Israel x Palestina (parte 2)

O placar mostra 750 mortes palestinas contra apenas 10 israelenses.
Israel atinge duas escolas da ONU e é falta para a Palestina. Foguetes vindos da faixa de gaza atingem comboio humanitário das Nações Unidas e o juiz mostra o Cartão Amarelo para o Hamas. Enquanto isso, nas arquibancadas, a torcida faz festa. Protestos por todo lado contra o juiz, contra Israel, contra a Palestina e contra a ONU.

Israel x Palestina (parte 1)

Bem amigos do Blog do Pirce, estamos aqui, diretamente da Faixa de Gaza para transmitir um embate histórico! De um lado, camuflado de azul e branco: Israel. Do outro, de vermelho, verde e branco: Palestina. Os soldados entram em campo. Israel vem com o técnico Ximom Péres, presidente do país, tanques, Caças F-16, soldados extremamente treinados e no banco o exército dos Estados Unidos. Pelo lado palestino, o grupo Hamas é quem escala o time com mísseis de baixo alcance e completamente desgovernados ao lado do governo Egípcio e Libanês. O árbitro é o senhor Nicolas Sarcozy, que nas horas vagas é presidente da França. Este árbitro é do quadro da ONU. Os auxiliares são Ban-Ki-Mun, secretário-geral da ONU e Barack Obama, presidente eleito dos Estados Unidos. E começa esse embate histórico. Israel já avança com seus caças pelas cidades da Faixa de Gaza atirando mísseis e matando civis Palestinos. O Hamas responde com os mísseis desgovernados que caem no sul do território israelense, mas causam mais pânico do que mortes.
Esse confronto não vai ser fácil!

Pobres pobremas!

Não tenho idade para criticar, mas eu nunca vi tantos problemas (fúteis, mas problemas) em pessoas da minha idade. É falta de namorado (a), é excesso de namorado (a). O que aconteceu com os jovens. Ninguém mais sabe de nada, hoje em dia. Pergunte pra um moleque de 14 anos onde fica sede da ONU e ele não vai saber. Pergunte para uma menina de 14 anos onde fica o Arco do Triúnfo e ela não vai saber. Agora, pergunte pra esse mesmo moleque como é o nome do estádio do Real Madri e pra essa garota onde vai ser o próximo show do Exaltasamba. Está na ponta da língua. Preocupações reais, nenhuma. Problemas sérios, pouquíssimos. Futilidade, muita. Orkut, MSN, em excesso. O que será do nosso futuro? Sexo, drogas e Rock and Roll, Axé, Pagode, Sertanejo...

Roda Viva

Como a vida é feita de obras do acaso, não?!!! Fui ao cinema ante-ontem, mas não vem ao caso contar como foi. Estava no Alameda Quality Center, apreciando um belo Misto Quente Mineiro (R$ 4,50) e uma H2OH (R$ 2,70) e, como qualquer um faria, estava olhando o lugar. Quando olhei para a minha esquerda, lá estava o jogador de futebol Richarlyson (ex-São Paulo). Pra quem não sabe a família dele é de Bauru. Não demorou muito e eles foram embora. Eu, ainda apreciando o lanche, vi que um grupo sentou a mesa em que estava o jogador, isso uns 10 minutos depois. Foi então que comecei a filosofar dentro da minha mente. Pensei que, com toda a certeza, nenhuma daquelas pessoas sabia quem tinha sentado ali há menos de 10 minutos - não seja alguém tão importante. Algum deles podia ser sãopaulino e iria gostar de ver um de seus ídolos.
Você já pensou no que poderia encontrar se chegasse 10 minutos antes em qualquer lugar?
Você já chegou 10 minutos antes na casa da (o) sua (seu) namorada (o)? Cuidado, você pode estar sendo traído!!!
Pense bem e não se atrase!